Sign In

Blog

Latest News
Tradições e culturas que encantam

Tradições e culturas que encantam

Tomar bênção

Esta tradição é muito respeitada em Cabo Verde. Não se sabe ao certo a origem, mas os jovens e os adultos devem sempre, por respeito aos mais velhos, tomar bênção aos da terceira idade como forma de cumprimento. Desde pequenos as crianças são, portanto, ensinadas a tomar bençoes e o povo incentiva esta bonita prática tradicional do país.

Pois quando se faz isso, a pessoa bendiz coisas boas para os mais novos como “Deus te faça uma boa moça ou um bom rapaz” ou “Deus te ajude”. Embora muitos fazem isso pela força do hábito, este ato simboliza o bem que os mais velhos desejam aos mais jovens.

Amarrar a cabeça e ou pano na cintura

Essa prática simboliza em grande medida a cultura cabo-verdiana e a forma tradicional como o cabo-verdiano se veste. Antigamente este hábito tinha uma forte prática. Praticamente todas as mulheres, mas só as de mais idade, cobriam a cabeça com lenço e fazim um trançado bem caracteristico com dois “grodes” que ficaram de fora à mostra. A par disso, as mulheres mais velhas amarravam o pano na cintura.

Hoje em dia, embora esteja em desuso este hábito, ainda se pode encontrar pessoas com estes hábitos, na sua maioria os velhos. Algumas mães ainda cultivam esse hábito nos mais pequenos de amarrar a cabeça, embora seja mais para preservar os penteados para que dure por mais tempo.

Cozinhar à lenha

Embora muitos lares tenham fogões em casa, ainda uma boa parte dos cabo-verdianos cozinham à lenha. Esta prática esta um pouco ligada a probreza já que muitas familias não tem condições para cozinhar todos os dias no fogão à gaz. No entanto, quando se faz alguma festa importante ou pelo menos, quando se pretende cozinhar a cachupa, muitos optam em cozinhar à lenha.

Por isso, é muito comum no país, a apanha da lenha. Que faz parte de todo o processo de cozinhar à lenha. O fogão arranjado à lenha, é feito com m3 pedais ou menos grande para que se possa colocar à panela por cima.

O fogo se acende através das lenhas que se coloca entre as “brechas” das pedras e no meio se coloca algumas coisas de plástico e se acende o lume com fósforo ou petróleo. Durante o momento em que se faz a comida à lume, de quando em vez tem que se assoprar ou abanar o lume para que este não se apague.

Embora não seja tão rápido esse processo de cozinhar, a comida cozinhada à lenha tem um sabor único e bem diferenciado que agrada o paladar de muitos, o que faz com que as pessoas não abandonem tão rapidamente esta prática.

Festas de casamento

Quando se casa em Cabo Verde, a festa é “rija”. Se o casamento for ao estilo tradicional, melhor ainda. O que não pode faltar são as noites bem animadas da véspera do casamento. As batucadeiras são as convidadas especiais para cantar e animar a noite.

As batucadeiras cantam e encantam a noite toda até o amanhecer e os noivos são convidados a dançar um pouco. Todos que quiserem participar da dança, podem e a animação não para. Contudo, muitos só observam e dão palmas para acompanhar o ritmo do batuque.

Cada um dança à sua maneira e sob os olhares atentos das pessoas que assistem o batuque, a noite é simplesmente cativante. O povo ama!

Importa dizer que esta tradição é bastante presente no país e não há como não amar. As músicas as vezes são adaptadas aos noivos, e todos os que moram na zona se juntam a esta “festa” digamos assim para impulsionar a alegria dos noivos e dos familiares para o grande dia, que é quase sempre para todos, e não se cobra nada.

Related Posts