Sign In

Blog

Latest News
Quer viver num país africano que seja livre e que tenha estabilidade política?

Quer viver num país africano que seja livre e que tenha estabilidade política?

Cabo Verde é uma república semipresidencialista, democrática, com o poder político dividido entre Presidente da República, primeiro-ministro e assembleia nacional.

O Chefe de Estado tem funções protocolares e de representação internacional. É eleito por sufrágio universal direto para um mandato de 5 anos, renovável por mais um mandato.

Por sua vez, o Primeiro-Ministro, Chefe de Governo, é responsável pela administração do país e pela implementação das políticas públicas. É nomeado pelo Presidente da República, após consulta aos partidos com assento parlamentar, e deve ter o apoio da maioria da Assembleia Nacional. O seu mandato é de 5 anos.

Já a Assembleia Nacional, é um Órgão legislativo unicameral, composto por 72 deputados eleitos por sufrágio universal direto para um mandato de 5 anos, renovável por mais um mandato. É responsável pela elaboração das leis e pelo controle da ação do Governo.

Estabilidade Política
Cabo Verde é considerado um país politicamente estável, com eleições livres e justas realizadas regularmente. Desde a independência em 1975, o país já teve 5 presidentes e 6 primeiros-ministros, todos eleitos democraticamente.

Sobre o sistema multipartidário, Cabo Verde possui um sistema multipartidário com vários partidos políticos competindo nas eleições. E a sociedade civil cabo-verdiana é bastante ativa e participa na vida política do país através de diversas organizações, porém a alguns anos muitos têm optado em não votar.

Apesar da estabilidade política, Cabo Verde ainda enfrenta alguns desafios, como a pobreza, o desemprego e a corrupção que comparada com outros países africanos, não é muito acentuado.

Apesar de tudo, os políticos cabo-verdianos, inclusive o presidente da república e o primeiro-ministro são pessoas simpáticas, algumas andam pelas ruas da capital e cumprimentam as pessoas normalmente.

Alguns políticos até vão à padaria ou outros lugares como pessoas normais, alguns até sem guarda-costas , o que para muitos que não são do país, é motivo de muita admiração, sendo muitas vezes eles são apelidado de “humildes”. Alguns até aceitam fazer fotos com as pessoas sem nenhum problema.

É tanta aberta que existe no país, que até nas redes sociais as pessoas criticam algumas coisas ou até fazem piadas e não existe represália, conquanto que não seja algo sério. Eles levam quase tudo na “desportiva”.

Uma situação não muito habitual que aconteceu a menos de um mês, foi quando o presidente da república participou no podcast “PODFLA” de uma cabo-verdiano. O responsável do podcast, é uma pessoa um tanto quanto conhecido e mora num bairro simples da capital. E o presidente foi até o bairro onde se situa o estúdio e gravou o podcast na maior tranquilidade.

Entre sorrisos, gargalhadas e muita simpática, o presidente da república se mostrou um amigo das pessoas e uma pessoa normal como todo mundo embora esteja a “usar” a capa de chefe de estado por algum tempo.

De modo geral,  Cabo Verde é um bom país para quem gosta de um país que seja de facto livre e que tenha estabilidade política.

Related Posts