Visto de nómada digital para Cabo Verde
Porque é que o visto de nómada digital de Cabo Verde é melhor do que um visto de turista?
O visto de turista normal em Cabo Verde permite que os trabalhadores remotos visitem as ilhas por apenas 30 dias, mas com o visto de nómada digital podes ficar até seis meses ou um ano. Para além do requerente principal, os nómadas têm a possibilidade de trazer consigo os seus familiares. Podes preencher uma candidatura de grupo familiar, que inclui o cônjuge, o parceiro e o(s) dependente(s) do requerente.
Requisitos para o visto de nómada digital em Cabo Verde
Infelizmente, o visto de nómada digital para Cabo Verde não está aberto a todos e é necessário cumprir uma pequena lista de requisitos para que a candidatura seja bem sucedida. Para se qualificar para o visto de trabalho remoto, os nómadas devem satisfazer os seguintes critérios:
- Passaporte válido: O passaporte do requerente deve ser válido durante todo o período de validade do visto.
- Saldo bancário médio de 1.500 euros: Os candidatos devem comprovar um saldo bancário médio mínimo de, pelo menos, 1.500 euros nos últimos seis meses. Para o efeito, devem ser apresentados extractos bancários.
- Trabalhador remoto: Todos os candidatos devem ser trabalhadores remotos (freelancers, empregados ou proprietários de empresas) de fora de Cabo Verde.
- Cidadania: Os candidatos ao visto de trabalho à distância devem ser cidadãos de um país da Europa, da América do Norte, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) ou da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
- Seguro de saúde: Os candidatos devem apresentar um comprovativo de seguro de saúde com cobertura em Cabo Verde.
- Registo criminal limpo: Todos os candidatos devem apresentar um certificado de registo criminal do seu país de origem.
Como se candidatar
É rápido e fácil candidatares-te online ao programa de trabalho remoto em Cabo Verde. O seguinte guia passo a passo foi concebido para acompanhar os candidatos ao longo de todo o processo.
Passo 1: Recolhe todos os documentos necessários
Para obteres o visto de nómada digital de Cabo Verde, tens de apresentar os seguintes documentos:
- Cópia da página biográfica do passaporte do(s) candidato(s)
- Fotografia tipo passe do(s) candidato(s) (com fundo branco)
- Prova de rendimentos e de meios de subsistência (extractos bancários dos últimos seis meses ou cópia dos três últimos recibos de vencimento mensais)
- Prova de seguro de saúde para o(s) requerente(s)
- Cópia da reserva de alojamento
Depois de recolhida a documentação de todos os candidatos, os nómadas podem preencher o formulário de candidatura em linha.
Passo 2: Preenche o pedido de visto
O pedido de visto está disponível no portal em linha de Cabo Verde. Os requerentes devem seguir as instruções apresentadas no ecrã, introduzir os seus dados pessoais (nome, data de nascimento, número de passaporte, etc.) para cada requerente e carregar os seus documentos.
Passo 3: Aguarda a aprovação do visto
Atualmente, o prazo de tratamento dos pedidos de visto é de duas semanas, sendo o resultado do pedido enviado por correio eletrónico ao requerente.
Passo 4: Recolhe todos os documentos de viagem
Ao contrário da maioria dos outros processos de pedido de visto para nómadas digitais, o pedido online para Cabo Verde requer apenas o carregamento de uma série de documentos. Um pequeno número de documentos adicionais deve ser fornecido à imigração quando viajas para Cabo Verde. A lista completa de todos os documentos necessários é a seguinte:
- Formulário de candidatura adicional assinado e datado
- Cópia da carta de aprovação do visto
- Fotografia tipo passe com fundo branco
- Cópia da página biográfica do passaporte e do carimbo de entrada
- Prova de rendimentos e de meios de subsistência (extractos bancários dos últimos seis meses ou cópia dos três últimos recibos de vencimento mensais)
- Verificação certificada de antecedentes criminais
- Cópia da reserva de alojamento
- Taxa de visto de 20 euros
- Taxa de saída do aeroporto de 34 euros
Passo 5: Viaja para Cabo Verde para obter o visto de nómada
Uma vez recolhidos todos os documentos necessários, os candidatos podem então viajar para Cabo Verde e obter o seu visto de nómada digital. Os candidatos têm 30 dias para obter oficialmente o visto, o que pode ser feito através de um e-mail enviado para o Programa de Trabalho Remoto. O visto deve ser entregue no prazo de cinco dias.
Porquê escolher Cabo Verde para a tua próxima viagem de trabalho remoto?
Localizado a oeste do Senegal, Cabo Verde é uma ilha paradisíaca perfeita para os nómadas digitais. Praias de areia branca, marisco fantástico, um baixo custo de vida e uma cultura fascinante são apenas algumas das razões pelas quais adoramos este país único e vibrante. Passando aos números e utilizando o Índice de Prosperidade Legatum 2021, Cabo Verde ocupa a 80ª posição. O estudo anual independente que utiliza mais de 100 índices diferentes para avaliar 167 países/nações diferentes, coloca Cabo Verde entre o Paraguai (79) e a Jordânia (81) para uma posição quase intermédia no estudo.
Cultura de trabalho remoto em Cabo Verde
Cabo Verde tem uma cultura fantástica de trabalho remoto, com os nómadas digitais a afluírem às ilhas após o lançamento do visto de trabalho remoto. Apesar da localização remota, as velocidades da Internet são classificadas como boas, com uma forte conetividade em todo o país. Para a banda larga fixa, uma velocidade média de download de aproximadamente 14,7 Mbps e uma velocidade de upload de 9,8 Mbps pode não ser a mais rápida, mas os arredores locais mais do que compensam.
Custo de vida e qualidade de vida em Cabo Verde
Os preços dos alugueres são alegadamente baixos em Cabo Verde, com um preço médio estimado de 85,5% mais baixo do que o das propriedades equivalentes nos EUA. Os preços dos restaurantes são estimados em 62,3% mais baixos do que nos Estados Unidos e os preços das mercearias são 45,9% mais baixos do que nos EUA. A qualidade de vida em Cabo Verde é a mais elevada de todos os países da África Ocidental, segundo as Nações Unidas.
Cuidados de saúde em Cabo Verde
Usando o Índice de Prosperidade Legatum 2021, Cabo Verde está classificado em 87º lugar entre os 167 países incluídos no estudo, situando-se entre o Brasil (86) e Marrocos (88). O pilar da saúde tem em conta uma série de factores, incluindo os resultados das doenças, as taxas de mortalidade e o acesso aos sistemas de saúde em Cabo Verde. Recomendamos sempre que cada nómada digital, turista ou viajante invista num seguro de saúde de boa qualidade antes de viajar para Cabo Verde. Os nómadas digitais podem encontrar o melhor valor com um prestador de cuidados de saúde específico para nómadas.
Conclusão
Com praias de areia branca, um custo de vida barato e um programa de trabalho remoto concebido para os nómadas e as suas famílias, Cabo Verde está a tornar-se rapidamente um destino de topo para os trabalhadores remotos em mobilidade. Os nómadas digitais podem passar um período inicial de seis meses no país, com a opção de renovação por um período adicional de seis meses. Os candidatos devem cumprir uma pequena lista de requisitos, incluindo um saldo bancário médio mínimo, um registo criminal limpo e prova de trabalho remoto fora do país. Para aqueles que satisfazem os critérios, Cabo Verde prova ser um dos destinos mais excitantes e emergentes para os trabalhadores remotos.