Viaja para Cabo Verde e conhece a cultura local
Se gostas de uma cultura “quente”, diversa e um pouco diferente da tua, não hesites em visitar as Ilhas de Cabo Verde. Aqui encontrarás cores, beleza, sorrisos, histórias, boa comida, simpatia e boa gente que te fará voltar quantas vezes quiseres. Por isso, se procuras razões para viajar para Cabo Verde e conhecer o país, aqui ficam algumas curiosidades sobre as suas gentes.
Trança
Primeiro, vamos falar-te das tranças africanas. Em qualquer parte do continente africano, as tranças são um elemento básico do continente. As tranças são feitas para embelezar tanto as crianças como as mulheres e os homens, mas a verdadeira razão é que o cabelo encaracolado permite-te fazer muitos penteados com ele, uma vez que o cabelo afro não é fácil de “tratar”, ainda mais se tiver de ser solto constantemente, por isso há esta versatilidade de “brincar” com o cabelo, por assim dizer.
Por isso, não há falta de tranças africanas neste país. Não faltam ideias para fazeres tranças no teu cabelo. Todos os dias há tranças diferentes e cada vez mais ousadas.
Nem toda a gente sabe fazer tranças, mas aqueles que não querem também não podem aprender. Os turistas também a consideram uma atração turística, na verdade adoram-na, tanto que alguns tentam fazer algumas destas tranças no seu cabelo, que é diferente do dos africanos.
Um facto curioso sobre as tranças africanas é que surgiram durante o tempo da escravatura e os escravos usavam-nas para transmitir informações e criar mapas para o norte, bem como para esconder arroz para não passarem fome.
Mestiçagem
O povo cabo-verdiano sempre foi um povo mestiço, somos uma mistura de diferentes raças. Este povo, sendo uma mistura de europeus, africanos e até ingleses, tem uma particularidade muito interessante que costuma chamar a atenção. Essas particularidades, portanto, destacam-se desde a cor dos olhos, do cabelo, da pele e até em termos de apelidos.
Conheces pessoas com variações de cor e feições que encantam. Por isso, é muito comum encontrar pessoas com cabelo liso, olhos verdes, azuis ou cinzentos e pele muito clara, o que muitas vezes pode fazer-te pensar (até com os próprios locais) que alguns deles são estrangeiros, mas não são. Existe também um livro e alguns artigos sobre esta “bela” e feliz mistura.
Além disso, um facto curioso é que não existe racismo no país, salvo algumas excepções, embora ao mesmo tempo exista alguma xenofobia, em grande parte em relação a estrangeiros de outros países africanos.
Pessoas de “sabi”
Finalmente, Cabo Verde é a terra do “sabi”, ou da sabura, como muitos dizem. Em português, a tradução que mais se aproxima da expressão é diversão e alegria.
Apesar de pequeno, o facto de Cabo Verde ser um país com uma forte cultura musical faz com que as festas e danças também sigam essa dinâmica.
Se quiseres divertir-te, conhecer mais de perto as pessoas deste país e os seus dotes de dançarino, fica atento e vais saber de uma festa ou outra que provavelmente não vais perder.
Geralmente, as pessoas aproveitam os fins-de-semana para festejar, conviver ou ir a um concerto. Na mesma linha, é importante dizer que só no país existem cerca de vinte ou mais festivais (sem contar com os festivais que se realizam quase todos os meses em algumas zonas ou concelhos do país), grandes e pequenos, devido ao grande amor das pessoas pela cultura da música e do “passa sabi”.