Tradições e culturas que encantam
Recebe uma bênção
Esta tradição é muito respeitada em Cabo Verde. Não se sabe ao certo a origem, mas por respeito aos mais velhos, os jovens e os adultos devem sempre abençoar os mais velhos como forma de saudação. Desde cedo, as crianças são ensinadas a tomar bênçãos e o povo encoraja esta bela prática tradicional.
Porque quando fazes isso, estás a abençoar coisas boas para os mais novos, como “Deus te faça uma boa rapariga ou um bom rapaz” ou “Deus te ajude”. Embora muitas pessoas o façam por força do hábito, este ato simboliza o bem que os mais velhos desejam aos mais novos.
Amarra a cabeça ou o pano à volta da cintura
Esta prática simboliza largamente a cultura cabo-verdiana e a forma tradicional como os cabo-verdianos se vestem. No passado, este hábito era muito praticado. Praticamente todas as mulheres, mas apenas as mais velhas, cobriam a cabeça com um lenço e faziam uma trança muito caraterística com dois “grodes” salientes. Além disso, as mulheres mais velhas atavam o pano à volta da cintura.
Hoje em dia, embora este hábito tenha caído em desuso, ainda podes encontrar pessoas com estes hábitos, sobretudo idosos. Algumas mães ainda cultivam o hábito de atar a cabeça dos seus filhos, embora seja mais para preservar os seus penteados para que durem mais tempo.
Cozinhar a lenha
Embora muitos agregados familiares tenham fogões, uma grande proporção dos cabo-verdianos ainda cozinha com lenha. Esta prática está de certa forma ligada à pobreza, pois muitas famílias não têm dinheiro para cozinhar todos os dias num fogão a gás. No entanto, quando há uma festa importante ou pelo menos quando queres cozinhar cachupa, muitas pessoas optam por cozinhá-la a lenha.
Por esta razão, a recolha de lenha é muito comum no país. Faz parte de todo o processo de cozedura a lenha. O fogão a lenha é feito com pedais de m3 ou menos para que possas colocar a panela em cima.
O fogo é aceso com lenha que é colocada entre os “buracos” das pedras e no meio são colocadas algumas coisas de plástico e o fogo é aceso com um fósforo ou óleo. Durante o processo de cozedura, tens de soprar ou abanar o fogo de vez em quando para que não se apague.
Embora o processo de cozedura não seja tão rápido como poderia ser, os alimentos cozinhados em forno de lenha têm um sabor único e distinto que agrada ao paladar de muitas pessoas, razão pela qual as pessoas não abandonam tão rapidamente esta prática.
Festas de casamento
Quando te casas em Cabo Verde, a festa é “dura”. Se o casamento for tradicional, melhor ainda. O que não podes perder são as noites animadas na véspera do casamento. As batucadeiras são as convidadas especiais para cantar e animar a noite.
As batucadeiras cantam e encantam toda a noite até ao amanhecer e os noivos são convidados a dançar um pouco. Quem quiser participar na dança pode, e a animação não pára. No entanto, muitos limitam-se a assistir e a bater palmas ao ritmo do batuque.
Cada um dança à sua maneira e, sob o olhar atento das pessoas que assistem ao batuque, a noite é simplesmente cativante. As pessoas adoram-no!
É importante dizer que esta tradição está muito presente no país e não podes deixar de a adorar. As músicas são, por vezes, adaptadas aos noivos e todos os que vivem na zona juntam-se a esta “festa”, por assim dizer, para aumentar a alegria dos noivos e das suas famílias para o grande dia, que é quase sempre para todos, e não há qualquer custo.