Tarrafal de Santiago: Um lugar paradisíaco e histórico-cultural para visitar
Conhecida pelas suas belas praias de mar e recomendada para passeios e caminhadas, a localidade de Tarrafal de Santiago é um ponto de passagem obrigatório para todos.
Localizada na ponta norte da ilha de Santiago, Tarrafal é uma pitoresca vila de pescadores que recebe muitos turistas todos os anos. A partir daí, a cidade está repleta de hotéis, restaurantes e casas de aluguer para quem quiser ficar mais uns dias.
Só em termos de praias de mar, são seis. E se quiseres aventurar-te por estes mares, há barcos e bicicletas de mar para alugar e intensificar a aventura na Baía do Tarrafal. Na orla marítima, podes ainda praticar desportos como o slacklining e o voleibol de praia.
O clima fresco e o sol, caraterísticos das localidades próximas do mar, fazem deste município um local relaxante e calmo para quem quer recarregar baterias.
Para os amantes da aventura e das caminhadas, o Monte Graciosa, no Tarrafal, com uma altitude de 640 metros, permite-te fazê-lo e oferece ainda vistas deslumbrantes sobre o concelho do Tarrafal, a costa e a ilha de Santiago.
Em termos culturais, o Tarrafal de Santiago destaca-se pelas suas mulheres que preservam o famoso batuque cabo-verdiano. Fazemos aqui um parêntesis e mencionamos o famoso grupo “Pó di Terra”, que existe há anos e de onde saíram também alguns dos melhores cantores do país. Também o antigo e preservado campo de concentração construído em 1936 ainda existe neste concelho.
Para quem quiser visitar este espaço que teve um papel importante na luta pela liberdade e democracia em Cabo Verde, a localização é em Chão Bom, a 3 quilómetros da vila.
Aí, poderás ver in situ as obras de arte feitas pelos prisioneiros, as celas onde estiveram detidos alguns presos políticos, fotografias dos que passaram pelo campo, os instrumentos de tortura e documentos históricos que retratam a história do local.
Há também um museu da resistência que “narra” a luta pela independência do país, bem como um monumento feito em honra dos prisioneiros, neste caso políticos, que morreram no campo.
Para os amantes da literatura, existe uma biblioteca com livros sobre o campo de concentração e a história de Cabo Verde e uma loja onde podes comprar recordações do campo de concentração.
E para os que querem pôr a espiritualidade em dia, a igreja de Santo Amaro de Abade merece uma visita. Para além de ser um importante marco histórico do Tarrafal, é um local de devoção para os católicos da região.
No interior da igreja, podes ver que foi construída no estilo colonial português e tem uma fachada simples e um interior ornamentado. Vale a pena visitá-la!
Também temos de falar do Centro de Artes e Ofícios Traz-di-Munti, em Tarrafal. Um centro cultural que promove a arte e o belo artesanato local. Oferece uma variedade de actividades, como exposições e workshops de cerâmica, pintura e escultura para os amantes deste tipo de arte. Além disso, costura o tradicional “pano di terra”, um tecido preto e branco que simboliza o vestuário tradicional de Cabo Verde.
Se quiseres comprar uma lembrança tradicional da região, há uma loja que vende artesanato local mesmo no centro.
Embora a localidade de Tarrafal seja o último município a visitar no norte da ilha de Santiago, todo o percurso até lá permite-te visitar outras zonas, outros municípios do interior da ilha, o que faz com que a tua viagem valha duplamente a pena.