Santo Antão
A “Ilha de Santo António” é a segunda maior ilha de Cabo Verde e tem cerca de 50.000 habitantes. Impressiona com fantásticas paisagens vulcânicas, altas montanhas e vales profundos. O nordeste recebe muita chuva e surpreende com uma exuberante vegetação subtropical, enquanto o sudoeste permanece maioritariamente seco e é, por isso, estéril e árido.
A cidade mais importante de Santo Antão é Porto Novo, mas a capital é Ribeira Grande. Situa-se no verdejante vale com o mesmo nome e encanta os visitantes com as suas ruas estreitas, pequenas lojas e pousadas acolhedoras. Porto Novo, por outro lado, está localizado no sudeste seco e oferece vários mercados e algumas esplêndidas casas senhoriais antigas.
A população de Santo Antão vive principalmente da agricultura, cultivando cana-de-açúcar e bananas, por exemplo. Mas a pesca também desempenha um papel importante na vida da ilha.
A ilha é ideal para os amantes da natureza que dificilmente se fartam de ver a paisagem a mudar. Quase não existem praias balneares clássicas, mas a ilha tem tanta oferta que ninguém quer limitar-se a deitar-se na areia. Os entusiastas de caminhadas são mais propensos a ir a Santo Antão, que é considerada a região mais popular para caminhadas em Cabo Verde.
O norte verde, em particular, está a desenvolver-se como um destino turístico e as ligações rodoviárias estão constantemente a ser melhoradas. Santo Antão é, portanto, um destino ideal na República de Cabo Verde, especialmente para os amantes da natureza e das caminhadas.