Praia: A capital que reflecte a cabo-verdianidade
A Cidade da Praia, ou vulgarmente conhecida como Praia Maria, é a capital do país. Todos os meses, esta cidade muito turística recebe muitos turistas que aproveitam esta pequena grande cidade para passar as suas férias, relaxar e apanhar sol. No entanto, aqui ficam algumas coisas que deves saber sobre a cidade da Praia.
Farol Dona Maria Pia
Este farol histórico está situado à beira de uma praia marítima e junto a ele encontra-se a Universidade Católica. Apesar de ser utilizado para fins marítimos, este local pode ser visitado e apreciado. Nos dias em que não estiver muito vento, podes subir à cúpula.
Palácio da Cultura Ildo Lobo, Biblioteca Nacional e Museu
No Palácio da Cultura Ildo Lobo podes assistir a diversas actividades culturais como exposições fotográficas, debates, palestras, concertos, lojas de recordações e, geralmente, todas estas actividades estão abertas ao público.
Se gostas mais de literatura, artes e história, podes visitar a biblioteca nacional na Várzea, perto da estátua do herói nacional do país, Amílcar Cabral. Na biblioteca podes ler um pouco de tudo, incluindo livros de autores cabo-verdianos. Também podes participar em lançamentos de livros e em algumas feiras do livro, incluindo reduções de preços.
Podes também visitar o museu histórico do país no planalto. Aí encontrarás algumas peças tradicionais de Cabo Verde, permitindo-te conhecer a cultura e a tradição dos tempos antigos.
Noites animadas e divertidas
Se também quiseres desfrutar de noites musicais, concertos e entretenimento, como sessões de cinema e stand-up comedy, não faltam opções para preencher as tuas noites.
Praia Shopping, Linha d’Agu, Txesca e Sevens Star são algumas sugestões que certamente te agradarão. Podes ainda comer em restaurantes como o Poeta, o Quintal da Música e o Terrazza Itália.
Mercado Municipal
Embora seja comum, muitos turistas gostam de visitar o mercado, tirar algumas fotos e apreciar a dinâmica dos vendedores cabo-verdianos. Outros preferem almoçar no local e apreciar a comida local a um bom preço. Devido ao grande número de emigrantes senegaleses em Cabo Verde, é quase impossível não encontrar comida nacional senegalesa em locais onde a comida é vendida a um preço significativo. Os próprios cabo-verdianos adoram os pratos destes países, que são naturalmente diferentes da comida do seu próprio país.
Sucupira
Sucupira é um local onde se vende a maior parte da roupa e do calçado. Todos os dias, muitos cabo-verdianos vão trabalhar neste local, que vende praticamente tudo. As roupas e os sapatos são geralmente caros, pois a maioria das pessoas compra-os no estrangeiro.
Do outro lado, há também o “ya”, onde só se vende roupa dos Estados Unidos da América, tal como na Ponta Belém. Normalmente são os familiares que vivem neste país que enviam as roupas, que, por virem em grande quantidade, são usadas para venda. Vale a pena referir que os produtos são muito bons e normalmente vendidos a um bom preço.
Aos domingos, todos os que comercializam este tipo de produtos e não só, juntam-se ao longo da estrada principal da Fazenda e fazem uma longa fila para vender uma grande variedade de roupa durante quase todo o dia. Neste dia, a procura é sempre maior, pois a população local aproveita a venda de muitas peças de vestuário que normalmente só são vendidas aos domingos.
Bairros da capital
Para além de conheceres a cidade em si, existem muitos bairros que fazem parte da cidade da Praia, que podem ser visitados e explorados com mais profundidade. Se queres realmente conhecer a realidade cabo-verdiana, mesmo na cidade, é uma boa ideia visitar alguns bairros, pelo menos os mais seguros como Palmareijo, Achadinha, São Filipe e Achada Santo António e Achada Traz. Conhecer estes lugares também é uma experiência muito boa, pelo menos sairás com uma “imagem mental” do que é realmente Cabo Verde.
A cidade da Praia celebrou o seu 166º aniversário a 29 de abril de 2024. Desde a sua fundação, a Praia tem sido um centro cultural, político e económico do país, atraindo turistas e investidores de todo o mundo, tendo sofrido várias transformações ao longo dos anos. O seu centro histórico, o Platô, preserva edifícios antigos que datam do século XIX, que contrastam com os edifícios modernos que surgiram nas últimas décadas. A cidade também tem uma cena cultural vibrante e festivais que celebram a rica herança cultural do país.
É também o centro económico mais importante de Cabo Verde, albergando as sedes de empresas nacionais e internacionais, bem como instituições governamentais e diplomáticas.