Os sabores da cozinha cabo-verdiana que te atraem para o país
Sobre a gastronomia deste país, apresentamos-te dois pratos típicos que vale a pena apreciar. Como cada cultura tem o seu prato principal que muitas vezes é a cara do país, Cabo Verde não é exceção. Fica a conhecer a “cachupa” e o “caldo de peixe”, dois pratos que praticamente nunca faltam na mesa cabo-verdiana, seja qual for a hora do dia.
Cachupa
Este prato emblemático da cozinha cabo-verdiana é considerado um símbolo nacional. É um guisado rico e saboroso feito com uma variedade de ingredientes que podem variar consoante a região e as preferências pessoais.
Os principais ingredientes deste prato são milho, pintos, muitas vezes feijão branco ou castanho, peixe ou carne, que pode ser de vaca, porco ou galinha, cenouras e couve. Mas se alguém quiser, pode acrescentar o que quiser, referindo-se à cachupa com caldo quando estiver cozinhada. Quando a cachupa estiver pronta, podes aquecê-la noutros dias, caso em que costumas fritar um ovo ou acompanhá-la com chouriço ou salsicha de porco.
Os temperos que acompanham a cachupa são geralmente cebola, pimentão, alho, sal e tomate para dar ao prato um sabor ideal. Os habitantes locais adoram este prato.
O modo de preparação consiste em pôr o milho de molho para que fique mais macio, depois, no dia em que vais fazer a cachupa, coze o milho numa panela com água, quando o milho estiver quase cozido, junta o pinto, deixa-o cozer também e, passados alguns minutos ou quase uma hora, isto é, quando o pinto estiver cozido, junta o peixe ou a carne e os temperos, e depois deixa os ingredientes cozerem um pouco mais até se formar um caldo pronto a ser consumido.
Estoque de peixe
Este prato fácil de fazer é feito com mais frequência. O ingrediente principal é o peixe e os acompanhamentos são banana verde, babata doce ou inglesa, abóbora, mandioca e até cenoura. Muitos preferem acrescentar um pouco de pimenta para dar um sabor mais salgado ao caldo e apreciá-lo melhor.
Este prato é uma preparação culinária obtida através da cozedura do caldo de peixe e é uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais, como o cálcio e as vitaminas B.
O modo de preparação consiste em lavar os ingredientes e colocar os temperos e os legumes numa panela grande com um pouco de água para cozinhar, mas não deixes cozinhar completamente. Em seguida, adiciona mais água e deixa ferver, depois coloca o peixe durante cerca de 15 minutos, até estar completamente cozido.
Acredita-se que este prato surgiu devido à grande quantidade de peixe no país, daí a necessidade de inventar diferentes pratos de peixe.