Foge ao comum e embarca numa aventura rural no concelho de São Domingos
Situado a 17 quilómetros da cidade da Praia, o concelho de São Domingos está localizado na região centro-sul da ilha de Santiago. Conhecido pelos seus pequenos recantos naturais, este concelho rural destaca-se pela simpatia das suas gentes, genuinamente hospitaleiras e muito fiéis à religião católica.
O concelho de São Domingos, também conhecido como vila, oferece boas opções para te afastares da agitação da cidade e desfrutares da paz e autenticidade do campo. Por isso, este concelho oferece diferentes opções para explorar e descobrir, dependendo da zona que queiras visitar. Por isso, aqui tens algumas opções de lugares que vale a pena visitar.
Gruta de Ribeirão de Cal
Muito propícia à exploração, esta gruta, localizada nos arredores de São Domingos, oferece aos visitantes uma experiência única e inesquecível – precisamente por ser uma das 7 maravilhas naturais do concelho.
A título de curiosidade, esta gruta é constituída por calcário com espectaculares formações de estalactites e estalagmites, esculpidas pela água ao longo de milhares de anos, e tem dois acessos: um por baixo, a partir do “Mato Dento”, onde tens de escalar as paredes rochosas, e outro por cima, que requer agilidade para descer à gruta.
Rui Vaz
Esta zona, situada nas altas montanhas do concelho de São Domingos, é ideal para os amantes da natureza e é conhecida pelas suas belas montanhas, vales e paisagens verdejantes, ricas em vegetação. Para além do clima fresco, as pessoas são também muito acolhedoras.
Na vila de Rui Vaz encontra-se também o ponto mais alto da ilha de Santiago, conhecido como Monte Tchota. O pico tem um ponto de comunicação que serve de antena a praticamente todas as estações de rádio e televisão do país. A uma altitude de 642 metros, o Monte Tchota oferece-te uma vista panorâmica de 360 graus da ilha.
Também podes fazer caminhadas nesta zona, caminhadas na serra, excursões e até mesmo passeios a pé. Para além de permitir a realização de maratonas, a cidade tem também uma série de percursos desafiantes, com subidas e descidas favoráveis aos desportistas.
Para além disso, as renovadas áreas de lazer e o miradouro Rui Vaz oferecem o local perfeito para relaxar e desfrutar de um piquenique em família ou simplesmente absorver a tranquilidade dos arredores.
Para quem quiser ficar nesta vila mais do que um dia, existe a famosa Quinta da Montanha, um local que oferece aos seus hóspedes – de uma forma rural – uma boa estadia no meio da beleza natural de Rui Vaz.
Para além deste espaço, é importante dizer que também podes encontrar uma série de pensões e locais de paragem por todo o concelho de São Domingos, quase sempre a bom preço. Podes também ficar numa das maiores estâncias turísticas do concelho e talvez da ilha de Santiago, chamada Sambala, situada no vale do Custa.
Praias de mar
Em primeiro lugar temos a praia do mangue, um lugar um pouco discreto, um pouco escondido e rodeado por plantações de banana. Esta praia de mar, situada na localidade de Milho Branco, é conhecida pela sua areia fina e preta, mar calmo e ambiente tranquilo.
Em segundo lugar, temos a praia de mar da Praia Baixo, uma zona piscatória, muito visitada por turistas e locais, e que oferece um ambiente tranquilo e acolhedor.
A poucos quilómetros da Praia Baixo fica a vila da Baía, que é também uma aldeia piscatória e oferece alguns pontos históricos, como a igreja de Alcatraz, que enriquece a cultura geral de qualquer pessoa, bem como a sua bela praia, sem muita corrente, o que incrivelmente permite apanhar muito peixe quase todos os dias.
No próximo artigo, continuaremos a descobrir mais pormenores turísticos e culturais deste rico município de São Domingos.