Sign In

Blog

Latest News
Crianças africanas: A realidade cabo-verdiana

Crianças africanas: A realidade cabo-verdiana

O Dia da Criança Africana, assinalado todos os anos a 16 de junho, tem como objetivo comemorar as crianças deste continente, reconhecer a importância destas crianças para o futuro de África e celebrar a sua cultura, potencial e contributos para a sociedade.

Esta data destina-se também a promover os direitos das crianças africanas à educação, à saúde, à proteção e à participação na sociedade, bem como a luta contra os desafios que as crianças africanas enfrentam, como a pobreza, a fome, a doença, a guerra e a exploração, que afectam milhões de crianças no continente.

O Dia da Criança Africana é celebrado em todo o continente africano com eventos, actividades e campanhas de sensibilização. É um dia para refletir sobre os progressos alcançados na defesa dos direitos das crianças africanas, mas também para reconhecer os desafios que ainda subsistem.

Em Cabo Verde, quase todos os anos, as escolas básicas realizam diversas actividades educativas e culturais com os seus alunos nesta data. São debatidos temas relevantes sobre a criança africana, sempre num contexto de reflexão e sensibilização para as preocupações e desafios que afectam as crianças do continente.

Da mesma forma, as instituições locais e as ONG que trabalham com questões relacionadas com as crianças, neste caso as crianças cabo-verdianas, também celebram o dia com uma série de actividades animadas que também chamam a atenção para a verdadeira causa do dia. Muitos dos temas estão relacionados com a violação dos direitos da criança, o abuso e a exploração de menores e o trabalho infantil.

Recorde-se que o Dia da Criança Africana é celebrado anualmente a 16 de junho para homenagear as crianças do continente africano e recordar o massacre do Soweto, ocorrido em 1976 na África do Sul, quando milhares de estudantes negros do Soweto, em Joanesburgo, saíram à rua para protestar contra a má qualidade da educação e a imposição do africâner como língua de ensino nas escolas.

A manifestação foi violentamente reprimida pela polícia, resultando na morte de mais de 400 crianças e no ferimento de milhares de outras. Por isso, em 1991, a Organização da Unidade Africana (OUA), atualmente União Africana (UA), instituiu o dia 16 de junho como o Dia Internacional da Criança Africana.

O apelo é para que todos se juntem a esta causa ao longo do ano para que as nossas crianças possam ter um futuro melhor, mais digno e mais justo.