Cabo Verde Digital entre o Top 5 dos campeões da WSIS 2024
Milton Cabral, enquanto coordenador do Programa CV Digital, no qual esteve presente no WSIS 2024 Champion, em entrevista ao Cabo-Verde.com, garante que este prémio para Cabo Verde, em que ficou no top 5, num universo de 18 categorias, é um reconhecimento de tudo o que o Cabo Verde Digital tem feito.
Esta é a primeira vez que Cabo Verde participa neste tipo de plataforma global da ONU, que reconhece iniciativas de todo o mundo que desenvolvem acções utilizando a tecnologia para promover o desenvolvimento sustentável no mundo.
E neste sentido, o Cabo Verde Digital destaca-se por criar e dinamizar toda uma dinâmica em termos de empresas que usam a tecnologia para resolver problemas das pessoas e das empresas com foco na promoção do empreendedorismo e com uma base tecnológica orientada para o ecossistema de inovação.
Questionado sobre o que este prémio significa para Cabo Verde, Cabral garante que esta conquista mostra que tudo o que a CV Digital e a sua equipa têm feito é relevante e tem reconhecimento mundial, ou seja, mostra que estamos no caminho certo, mesmo que seja um caminho longo.
E isso, “mostra também que todas as ações desenvolvidas pela CV Digital para formar jovens no digital e incubar ideias, fazem todo o sentido e acabam sendo importantes para o desenvolvimento do país”, disse.
Por isso, “este prémio traz e dá visibilidade a Cabo Verde a nível global, porque, para além de Cabo Verde receber este reconhecimento pela primeira vez, este prémio vai ser divulgado em vários canais e continentes, tornando Cabo Verde ‘visível’ para o mundo, o que é extremamente positivo para a estratégia da CV Digital como hub digital”, conclui Milton Cabral.
Refira-se que à margem desta cerimónia de entrega de prémios, que decorreu em Genebra, na Suíça, de 27 a 31 de maio, decorreu também o Fórum WSIS, uma cimeira mundial para a sociedade da informação que reúne líderes e representantes de vários sectores ligados à inovação e à tecnologia.
E depois houve outra conferência, chamada AI for Good Summit, que reúne diferentes líderes mundiais para discutir os impactos da inteligência artificial no mundo.
Em relação a estas conferências, Cabral salienta que encontros deste tipo facilitam um contacto mais direto com grandes empresas e startups, com vista à troca de centenas de contactos para acompanhamento, o que certamente levará o Cabo Verde Digital a novos patamares.