Cabo Verde: As belas ilhas turísticas que são perfeitas para o teu bolso
As dez ilhas de Cabo Verde são um destino turístico incrível, com paisagens diversificadas, cultura vibrante e de atividades para todos os gostos.
Embora seja um país insular pequeno, as nove ilhas habitadas permitem ao turista uma experiência diversificada de acordo com o seu interesse.
Para quem procura relaxar em praias de mar paradisíacas com resorts luxuosos, a ilha da Boavista e Sal são boas opções.
Para os amantes da natureza e aventura, com trilhas, vulcões e paisagens montanhosas, as ilhas de Santo Antão, São Vicente e principalmente Fogo são opções perfeitas para esses tipos de experiências, além da simpatia das suas gentes.
Já a ilha de Santiago, a ilha mais grande do país, oferece um mix de cultura, história e vida noturna. Montanhas para caminhadas e trilhas também não faltam.
Para quem procura a paz, a calmaria, e um refúgio tranquilo e um tanto quanto rural, a ilha do maio é simplesmente a ilha ideal para desconectar-se do mundo e conectar-se com as belezas naturais da ilha.
A melhor época para viajar, varia de fevereiro até junho e são. São épocas de verão, sol e calor. E ainda existem voos diretos de Portugal e outros países da Europa o que facilita mais ainda a viagem dos turistas.
Nos meses de julho a setembro, até meados de outubro, são épocas chuvosas. Porém, como chove pouco em Cabo Verde, isso não estraga de jeito nenhum a sua estadia no país, pelo contrário. Aproveita e conhece o verde do país que simplesmente encanta a todos. Os residentes locais amam essa época.
Setor turístico
As estatísticas do turismo em Cabo Verde em 2022 foram bastante positivas, com a recuperação do setor após a pandemia de COVID-19.
Segundo os dados de 2022, o número de turistas nos últimos anos teve um total de 835 mil hóspedes, um recorde histórico e um aumento de 394% em relação a 2021.
Os principais países de origem são Reino Unido com 35,3%, Alemanha com 12,6% e Países Baixos com 10,5%.
Relativamente às dormidas, houve um total de 4.088.412 dormidas, um aumento de 387% em relação a 2021.
E a ilha que teve um maior número de dormidas foi a ilha do Sal com 61,8%. Quanto a estadia média, no geral são 4,8 noites, sendo que o país com maior estadia média é o Reino Unido com 5,6 noites.
Quanto à taxa de ocupação, a média geral é de 52%, e a ilha com maior taxa de ocupação é a do Sal com 67%.
De referir que as receitas turísticas são de 524 milhões de euros, um aumento de 344% em relação a 2021. E a contribuição do turismo para o PIB é de 25,1%.
Devido a essa grande procura dos turistas para as ilhas de Cabo Verde, existe até o ministério do turismo, uma investida do governo para gerir bem este sector que tanto movimenta a economia do país.
Neste sentido, Cabo Verde dispõe também de algumas escolas de hotelaria e turismo que formam jovens profissionais exatamente para trabalhar neste ramo que tem gerado muita empregabilidade interna.
Interesse dos turistas
Em geral, os turistas gostam de Cabo Verde e das suas particularidades, como a simpatia e a “morabeza” do povo cabo-verdiano. Por isso, por essas ilhas passam turistas que procuram tanto o luxo como a simplicidade.
O que queres dizer que, podes encontrar turistas que procuram lugares caros para passar as suas férias como também turistas que não se importam em comer em lugares normais como mercados e nas pessoas normais que vendem comida pelas cidades e arredores da capital.
O sol e as praias de mar são algumas das razões básicas que fazem com que os turistas procurem com frequência as ilhas de Cabo Verde. Mais do que isso, o euro rende muito em Cabo Verde, e facilita ainda mais a procura dos turistas para as ilhas do arquipélago.
Portanto, se estás procurando um destino com preços acessíveis e uma experiência luxuosa, Cabo Verde é uma ótima opção. Com um pouco de planejamento, podes ter uma viagem incrível sem gastar muito dinheiro.