Ary Reis abre espaço cultural “Amigos dos Livros” para democratizar o acesso ao livro
Ary Reis, responsável pela iniciativa, diz que a ideia é fruto de um sonho antigo “de ter uma biblioteca, uma livraria e uma editora”. Segundo ele, o espaço “Centro Cultural Amigos dos Livros”, agora inaugurado, tem entre seus principais objetivos incentivar a leitura e a escrita criativa e democratizar o acesso ao livro.
Desde o início do projeto, Reis garante que cerca de 10 mil livros já foram entregues a instituições como Espaço Aberto Safende, Acarinhar, Associação Leitura e Cultura, Cadeia Central, Centro Granja de São Filipe, Associação Abraço Alto da Glória e outras. De todas as instituições contempladas, algumas já possuem bibliotecas comunitárias em funcionamento graças às doações feitas.
Segundo Reis, o espaço cultural e multiuso é totalmente aberto ao público e funciona das 8h às 20h de segunda a quinta-feira, e das 8h às 18h todas as sextas-feiras, oferecendo cerca de 300 obras de diversos autores para leitura, consulta, estudo e até pequenas pesquisas.
O espaço está também aberto a diversas actividades, como oficinas de leitura criativa e um canto infantil, especialmente durante a época de férias, e a novas influências, incluindo actividades educativas.
A partir de agora, espera-se que o mais recente espaço cultural e literário do Platô cresça e se torne um local de influência positiva e de grande impacto a nível sociocultural e educativo para todos, especialmente para os jovens.
Ary Reis é ativista social, poeta, editor/co-editor de livros particulares, fotógrafo e criador do projeto “Amigos dos Livros”.