Lura: A voz das ilhas vulcânicas de Cabo Verde
É considerada uma das maiores intérpretes da música cabo-verdiana e um ícone cultural do país. Lançou 9 álbuns de estúdio, bem como álbuns ao vivo e compilações.
Maria de Lurdes Assunção Pina, vulgarmente conhecida por Lura, nasceu em Lisboa, Portugal. Filha de pais cabo-verdianos, a cantora e musicista interpreta canções como Morna, Funaná, Batuque, música da África Ocidental e música contemporânea.
Já actuou em todo o mundo e recebeu vários prémios, incluindo os BBC Radio, Cabo Verde Music Awards, Lusofonia Award, Victoires de la Musique e Songlines Music Awards. Alguns dos seus êxitos mais conhecidos incluem “Di Korpu Ku Alma”, “Nha Terra”, “Aninha”, “Segredos” e “Omara”.
Conhecida pela sua voz poderosa e expressiva, a sua presença cativante em palco e a sua paixão pela música cabo-verdiana são as suas caraterísticas mais marcantes.
Lura é considerado um dos maiores intérpretes da música cabo-verdiana e um ícone cultural do país. A sua importância reflecte-se em vários aspectos, tais como:
Revitalização da Morna
Deu um novo impulso à Morna, um género musical tradicional cabo-verdiano que estava em declínio na altura em que iniciou a sua carreira. Reinterpretou canções clássicas e compôs novas mornas, atraindo um público mais jovem para o género.
Reconhecimento internacional
Lura tem levado a música cabo-verdiana a um público global, actuando nos principais palcos e festivais de todo o mundo. Através da sua música, tem contribuído para a divulgação da cultura e da identidade cabo-verdiana a nível internacional.
Inspiração para as novas gerações
A cantora inspira muitos jovens músicos cabo-verdianos a seguirem uma carreira musical. A sua força, talento e dedicação à cultura do seu país fazem dela um modelo a seguir.
Talentosa e inspiradora, Lura tem ajudado a promover a música cabo-verdiana a nível mundial. Aos 48 anos, Lura é mãe de uma filha, Sara Santiago, filha do atual Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e também Ministro do Mar, Abraão Vicente.