Sign In

Blog

Latest News

Santa Luzia

A bandeira de Cabo Verde, introduzida em 1992, tem dez estrelas. Cada uma representa uma das dez maiores ilhas, nove das quais são atualmente habitadas. Assim, a décima estrela simboliza Santa Luzia, a maior das ilhas desabitadas do arquipélago.

Politicamente, a “Ilha de Santa Luzia”, com 34 km², pertence a São Vicente, que fica a oito quilómetros de distância. Santa Luzia é muito seca e tem apenas um furo de água. Por esta razão, era principalmente utilizada como ponto de paragem para os pescadores e, desde o século XVIII, os pastores também apascentavam aqui cabras de vez em quando. A permanência da comunidade foi de curta duração e, desde os anos 60, a ilha está desabitada devido à falta de água, embora os pescadores pernoitem ocasionalmente.

O ponto mais alto da ilha é o Monte Orande, com apenas 397 metros. A Baia de Praia, com a sua areia fina, situa-se no sudoeste da ilha, numa baía amplamente protegida dos ventos alísios. É por isso que os iates e os barcos de pesca ancoram frequentemente aqui.

Juntamente com as ilhas vizinhas do Ilhéu Branco e do Ilhéu Raso, Santa Luzia foi declarada reserva natural em 2003 com o objetivo de abrigar espécies raras de répteis e aves.

A ilha pode ser visitada em passeios individuais de um dia, em barcos de pesca, a partir do Calhau, em São Vicente, sendo a travessia de cerca de duas horas.

Related Posts