Maio
A sul da Boa Vista situa-se a mais oriental das ilhas Leeward, a ilha de maio, com 269 km². Embora o nome se traduza como “maio”, a única coisa que é de facto primaveril na ilha é a temperatura. maio é bastante árida, mas tem praias fantásticas, com quilómetros de extensão. Algumas delas são consideradas as mais belas do país. Por isso, a ilha irá certamente desempenhar um papel mais importante no turismo de Cabo Verde no futuro.
Especialmente em torno da cidade principal de Cidade do maio, existem praias de areia particularmente fina com água azul-turquesa, que fazem lembrar as Caraíbas. O ponto mais alto situa-se no interior da ilha, mas o Monte Penoso eleva-se apenas a 436 metros. A ilha oferece paisagens desérticas e de savana, com pouca vegetação, mas com muita atmosfera.
No entanto, graças à reflorestação, o maio possui a maior área florestal contígua do país e permite mesmo uma silvicultura extensiva, sendo a madeira exportada para outras ilhas.
Como há poucos voos para o maio, os turistas ainda não chegaram verdadeiramente. As infra-estruturas correspondentes também não existem. Mas é apenas uma questão de tempo até que a atração da ilha – os seus quilómetros de praias – atraia os investidores necessários.
Até lá, os habitantes locais vivem da criação de gado, da pesca e do artesanato, nomeadamente da produção de cerâmica.
Por isso, se gosta de praias longas e de águas límpidas, encontrará aqui no maio o que procura.