Grito Rock Cabo Verde: o festival que rompe fronteiras musicais
Não há dúvidas de que Cabo Verde é e tem sido cada vez mais palco de grandes encontros musicais.
Para celebrar os géneros musicais mais amplos e balançar um pouco os estilos de música do país, em 2014, surgiu a primeira edição do festival “GRITO ROCK”.
De lá para cá, o festival que sempre acontece em meados de março, tem sido um verdadeiro estrondo na cidade capital, Praia. Este evento, que fomenta em grande parte a música alternativa e independente, dá espaços também a uma pluralidade de ritmos musicais familiarizados ao rock, como punk, reggae, hip-hop e músicas eletrónicas.




Através deste festival, que geralmente acontece de dois a quatro dias, pessoas de diferentes países, de todas as idades e origens sociais, se reúnem para apreciar o rock e a diversidade nas mais diversas vozes de artistas nacionais e internacionais.
Aberto a todos os públicos, este festival, que por vezes permite a entrada gratuita a alguns shows, promove basicamente a diversidade, a confraternização e o encontro de culturas. E mais do que isso, são realizadas outras atividades em paralelo como apresentações de dança, workshops, palestras, campanha ambiental, exposição de artes, feiras de artesanato e gastronomia local.
Desde da primeira edição, o festival Grito Rock tem colocado o país e a África na rota do Festival Internacional que leva o mesmo nome e que acontece em várias paragens do mundo.
Neste festival que é pura energia rock, já passaram dezenas de bandas internacionais renomadas, oriundos de países como Portugal, Brasil, Espanha/Canárias, Marrocos, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos da América, Equador e Angola.
O Festival Grito Rock, conhecido por revelar novos talentos da música cabo-verdiana, é sem dúvida, um evento imperdível para quem gosta de música rock e da cultura cabo-verdiana.
