Fogo
O nome da ilha de 476 km² significa “fogo” e encaixa perfeitamente: a ilha é dominada pelo pico mais alto de Cabo Verde, o vulcão Pico do Fogo, que se eleva 2829 metros acima do mar. É o único vulcão ativo em todo o arquipélago.
O vulcanismo é a principal atração desta ilha. A montanha pode ser escalada numa caminhada extenuante de seis horas, a partir da vila de Chã das Caldeiras. No entanto, só é permitido com um guia credenciado. Para aqueles que preferem uma caminhada mais confortável, o Parque Natural do Pico do Fogo também pode ser facilmente alcançado por uma boa estrada a partir de São Filipe, via Salto e Monte Largo. Existem inúmeros trilhos para caminhadas nesta região.
Devido às altas montanhas, chove de vez em quando e, por isso, o Fogo tem uma vegetação rica em espécies, com várias plantas endémicas, e a água também permite o cultivo de culturas em terraços elaborados.
Não existem grandes hotéis na ilha porque não há voos internacionais para a ilha. Por conseguinte, existem pousadas locais e estalagens de charme, não existindo, em grande parte, infra-estruturas orientadas para o turismo.
A oeste, situa-se a cidade de São Filipe, a quarta maior cidade de Cabo Verde. Encanta com as suas magníficas casas de cidade, pequenas casas coloridas e igrejas. A cidade está situada acima das falésias e a praia pode ser alcançada através de escadas. No entanto, só é adequada para nadar até certo ponto. No entanto, existem praias próximas onde se pode nadar, como por exemplo a praia de Porto de Vales de Cavaleiros.
Em geral, a ilha oferece muitas vistas bonitas e panorâmicas. Se gosta da natureza, gosta de fazer caminhadas e é fascinado por vulcões, sentir-se-á definitivamente em casa no Fogo.