“Nha Terra” eleita música do ano da cantora Soraia Ramos- CVMA 2024
A 13º edição dos Cabo Verde Music Awards deste ano se destacou com a “vitória” de Soraia Ramos com a premiação de Melhor Música do Ano com o tema da música “Nha Terra”. A música “Bu ka Speraba” de Djodje x Neyna venceu na categoria Música Popular do Ano.
A edição deste ano dos CVMA, realizada no Terminal de Cargas do Porto da Praia neste sábado, 01, homenageou o grupo “Os Tubarões”, distinguidos com Prémio Carreia.
Durante a gala, Diogo Piçarra, Alberto Koenig e Ceuzany prestaram uma homenagem “sentida” a cantora Sara Tavares, falecida em novembro do ano passado.
A noite da XIII edição dos CVMA contou com atuações de artistas como Djodje, Neyna, Nancy Vieira, Helio Batalha, Nelson Freitas, Jimmy P, Diogo Piçarra, Os Tubarões e Beto.
Nas outras categorias, o prémio revelação foi Nessa Onda – “Completam”, melhor Videoclipe do ano foi do cantor Alberto Koenig – “Totoloto”. Outros ritmos do ano que se destacaram foram do cantor Ga DaLomba x Gil Semedo com a música “Omi Tambe Ta Txora”.
Quanta a música tradicional do ano, Lejemea ft. Freirianas Guerreiras – “Si Bu Dam” foi o vencedor. Relativamente ao Hip Hop do ano, PCC x Boy Game x Loreta KBA – “Buli Mundo” foram os que mais se destacaram.
Já na categoria coladeira do ano, Neuza Pina com a sua música “Dixan Bai” foi quem venceu. A nível de Kizomba do ano, o cantor Garry ganhou com a música intitulada “Bum Bum na Peto”. Já em termos do funaná do ano: Titio de Belo freire e Kamoka ft. Zeny Gaita – “Ami é de Mundo” foram os vencedores desta categoria.
Quanto a morna do ano, a cantora Cremilda Medina a sua música “Nova Aurora” lhe garantiu o prémio. A nível de intérprete masculino do ano, o artista Djodje com a sua música “Nha Love” foi quem venceu.
Para a intérprete feminina do ano, a cantora Soraia Ramos foi quem ganhou o prémio pelo segundo ano consecutivo. Quanto ao álbum do ano, a cantora Assol Garcia com a sua música intitulada “Ecos de Mim” foi quem garantiu este prémio.
Em termos de artista em palco do ano, Dino d´Santiago foi o vencedor. E para o prémio ação social, o mesmo também venceu nesta categoria.
Relativamente a menções honrosas, Palinh Vieira, Djim Job e Kalu Monteiro, Morgadinho e Tey Santos foram os destacados nesta categoria.