Crianças Africanas: A realidade cabo-verdiana
O Dia da Criança Africana assinalada todos os anos, a 16 de junho, objetiva comemorar as crianças deste continente, reconhecer a importância destas crianças para o futuro da África e celebrar sua cultura, potencial e contribuições para a sociedade.
Com esta data, pretende-se também, promover os direitos das crianças africanas à educação, saúde, proteção e participação na sociedade, além da luta contra os desafios que as crianças africanas enfrentam, como pobreza, fome, doenças, guerra e exploração, que afetam milhões de crianças no continente.
O Dia da Criança Africana é celebrado em todo o continente africano com eventos, atividades e campanhas de conscientização. É um dia para refletir sobre os progressos que foram feitos na defesa dos direitos das crianças africanas, mas também para reconhecer os desafios que ainda persistem.
Em Cabo Verde as escolas básicas, praticamente todos os anos, realizam várias atividades educativas e culturais com os alunos sobre esta data. Temas pertinentes sobre a criança africana são debatidos, tendo sempre como pano de fundo a reflexão e a conscientização sobre as preocupações e desafios afetos às crianças do continente.
De igual modo, as instituições e ONG ‘s locais, que trabalham em torno de temas relativos a crianças, neste caso, cabo-verdianas, celebram também o dia com leque de atividades que animam, mas que também chamam a atenção para a verdadeira causa pela qual se assinala a data. Sendo que muito dos temas se referem a violação dos direitos das crianças, abuso e exploração de menor e trabalho infantil.
De recordar que o Dia da Criança Africana é celebrado anualmente em 16 de junho para homenagear as crianças do continente africano e lembrar o massacre de Soweto, que aconteceu em 1976 na África do Sul em que milhares de estudantes negros em Soweto, Joanesburgo, saíram às ruas para protestar contra a qualidade precária da educação e contra a imposição do africâner como língua de ensino nas escolas.
A manifestação foi reprimida violentamente pela polícia, resultando na morte de mais de 400 crianças e na injúria de milhares de outras. Daí que em 1991, a Organização da Unidade Africana (OUA), atual União Africana (UA), instituiu o dia 16 de junho como o Dia Internacional da Criança Africana.
O apelo que fique é que todos se juntem a esta causa durante o ano todo para que as nossas crianças possam ter um futuro melhor, mais digno e mais justo.