Cabo-verdiano triunfa como Melhor Jogador de Futsal do Mundo do ano 2022
O cabo-verdiano do Sporting de Portugal, Pany Varela, nascido no Tarrafal de Santiago, venceu no dia 22 do corrente mês, o prémio de Melhor Jogador do Mundo de Futsal Planet (equivalente à Bola de Ouro do mundo do futsal) do ano de 2022.
Apesar de ser referente ao período 2022, o galardão, de acordo com o jornal Abola, apenas agora foi atribuído, com o internacional português, de 35 anos e que veste de verde e branco há oito épocas, a suceder assim ao brasileiro Ferrão.
O jogador de 35 anos foi, em 2022, campeão da Europa por Portugal e vice-campeão europeu com o Sporting (final perdida para o Barcelona), além de ter conquistado todos os troféus nacionais ao serviço dos leões – campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça.
Para vencer este troféu, Anilton César Varela Silva ou simplesmente Pany Varela, bateu outros nove nomeados, entre os quais Zicky Té, pivô do Sporting, bem como Dieguinho, ex-Sporting, Alan Brandi, ex-Benfica, Sergio Lozano e Pito, do Barcelona, Allan, do Corinthians, El Mesrar, do Étoile Lavalloise, Abbasi, do Valdepeñas e Oladghobad, do Palma.
O ala luso-cabo-verdiano acaba, assim, com o reinado de Ferrão, pivô brasileiro do Barcelona, que venceu as últimas três edições do prémio.
Pany Varela, nascido em Cabo Verde a 25 de Fevereiro de 1989, é um jogador profissional de futsal que joga atualmente pelo Sporting Clube de Portugal e pela seleção portuguesa de futsal.