Sign In

Blog

Latest News
Cabo Verde Digital: “Um caso de sucesso”

Cabo Verde Digital: “Um caso de sucesso”

Desde 2020, a Cabo Verde Digital tem atuação no fomento de ambientes propicios para negócios atraves de tecnologias. De lá para cá, 100 startup já foram incubadas durante as 4º edições, 200 jovens já foram beneficiados. A nível nacional, o porgrama já recebeu sensivelmente 500 startups, num total de aproximadamente mil jovens.

A missão do programa CV Digital, tem por missão a promoção de vários programas e iniciativas com enfase para o financiamento, capacitação de competências digitais, criação de espaços de networking, facilitação de infraestruturas tecnológicas, acesso ao mercado, além de fazer advocacia junto do governo para isenção de algumas taxas e impostos.

Ao longo dos anos, várias os programas Bolsa Cabo Verde Digital, Go Global e Reivent tem marco espaço no mundo tecnológico em Cabo Verde.

O Bolsa Cabo Verde Digital, conforme o coordenador da CV Digital, Cabral, tem sido um programa de pré incubação de ideias que usa a tecnologia para resolver problemas de qualquer área desde que tenha tecnologia na base.

Este programa que gere cerca de 15 iniciativas e que é 90% online, tem por objetivo transformar o país num polo de referência no desenvolvimento, na economia digital e destacar Cabo Verde como um modelo em inovação e conhecimento na sub-região.

De dizer ainda que este programa que tem a duração de 3 meses, sempre dá um suporte financeiro de 60 mil escudos, além dos participantes receberem também, mentoria, capacitação e assistência técnica durante o período do programa.

A título de curiosidade, as inscrições para esta V edição, estão abertas desde o mês de maio, sendo que o último dia de inscrição vai até amanhã, 19 de junho. Nesta edição, o programa irá beneficiar 50 empreendedores, e como de costume, 25 promotores de start-ups.

Além do programa Bolsa CV Digita, existe também o Go Global. Este permite criar oportunidades entre empreendedores e start-ups cabo-verdianos de modo a terem acesso a fóruns internacionais.

Por sua vez, o Reivent, é um outro programa de inovação, porém, aberta, que foca em identificar problemas de um determinado sector e converter os tais problemas em enunciados de problemas, no qual se promove uma dinâmica de cocriação de soluções para se resolver os problemas apresentados e com assim mobilizar recursos afim de se financiar esses projetos.

De entre esses três programas, a Bolsa Cabo Verde Digital, com base nas 4 edições já realizadas, e pelo resultado objtido e pelos jovens alcançados, é sem sombra de dúvidas, um caso de sucesso. Sublinha o coordenador do programa Cabo Verde Digital, Milson Cabral.

A par disso, Cabral, toma como exemplo, um caso de sucesso do jovem cabo-verdiano e audodidata – Marcelo. Este jovem que tem somente o ensino secundário, sempre esteve ligado a CV Digital por entender que este, é um espaço onde podia aprender e crescer dentro daquilo que gostaria de ser no futuro.

Ao começar o seu processo de autodesenvolvimento das suas competências, Marcelo rapidamente cresceu a nível de aquisição de experiências e soft skills, o que lhe rendeu hoje um trabalho no ramo de desenvolvimento de software. Hoje, com menos de vinte e cinco anos de idade, Marcelo trabalha para empresas internacionais e nacionais.

Além da Cabo Verde Digital, este jovem já passou por programas de formação nas universidades da América, como Harvard e esta sempre em contacto com grandes empresas em várias partes do mundo.

O exemplo de Marcelo é só uma referência de tanto jovens que com apenas umas oportunidades se despertam rapidamente para o mundo, mergulhar fundo no mundo tecnológico que tem ganhado cada vez mais força e poder nos últimos anos.

Related Posts