A Riqueza Marinha de Cabo Verde
Por ser um arquipélago de beleza ímpar no Oceano Atlântico, Cabo Verde ostenta uma riqueza marinha impressionante. As águas que banham as ilhas abrigam uma variedade extraordinária de vida, desde minúsculos plânctons até majestosos tubarões-baleia.
Pode-se dizer, sem muito luxo, que Cabo Verde é um pequeno paraíso no meio do Atlântico. Devido a sua economia azul, os mares das ilhas de Cabo Verde possuem uma vasta riqueza marinha.
Existem mais de 800 espécies de peixes, cinco espécies de tartarugas marinhas, 28 espécies de mamíferos marinhos e inúmeras espécies de invertebrados.
Mares
Por sermos um pequeno país rodeado de mares, Cabo-Verde se situa no meio do oceano atlântico e a formação das ilhas é meramente vulcânica. Em termos de praias de mar, existem no arquipélago mais de vinte praias de mar.
A cor do mar é muito versátil, porém, geralmente varia entre um azul cristalino a azul-claro ou meio esverdeado. As áreas que dão acesso ao mar são limpas.
As areias são brancas, existem também areias pretas, dependendo da praia de mar. Nas ilhas de Maio e Boavista existem dunas de areia que constituem uma verdadeira atração turística.
Geralmente a cor do mar, ou é cristalina que varia de um tanto quanto azul a meio esverdeado. As áreas que dão acesso ao mar são limpas. Embora exista a poluição marinha em Cabo Verde, a situação está longe de ser alarmante.
Relativamente às areias do mar, o único problema que o Governo tem estado a combater é a sua apanha em alguns sítios. Esse problema, deve-se geralmente a falta de emprego no país, e as pessoas para driblar o desemprego, apanham e vendem areia.
A praia de mar de Cidade Velha, situada em Ribeira Grande de Santiago, apesar de ser um lugar histórico, cultural, considerado como património mundial da UNESCO, e que por anos recebeu bastante turista, infelizmente apresenta esse problema de falta de areia à beira-mar.
Biodiversidade marinha
A marinha natural de Cabo Verde possui uma riquíssima biodiversidade, com mais de 3.300 espécies catalogadas, incluindo muitas endémicas. A fauna e flora são únicas, com tartarugas marinhas, aves e plantas como a dragoeira de Santiago. Preservar essas espécies endémicas é crucial para a saúde ambiental do país.
Sobre as tartarugas, há anos tem-se adotado a lei da não apanha das tartarugas. Com isso, surgiram algumas fundações e associações ambientais que têm trabalhado incansavelmente neste sentido para travara a apanhar e a vende de carne de tartaruga em todo o país.
Hoje em dia, as tartarugas e os ninhos de desova são as atrações turísticas em Cabo Verde. Eles até fazem parte dos símbolos dos postais de Cabo Verde.
Das cinco espécies de tartarugas que existem em Cabo Verde, anualmente nascem, aproximadamente, milhares delas.
As praias de Sal, Boa Vista e Maio são as mais importantes para a desova de tartarugas em Cabo Verde.
Quanto às aves endémicas deste arquipélago, Cabo Verde ostenta uma avifauna rica e diversificada. Apesar de sua pequena dimensão, o país alberga mais de 250 espécies de aves, das quais 10 são endêmicas, que só se encontram neste arquipélago.
Para os pesquisadores e biólogos, Cabo Verde sem dúvida é um país certo para aprofundar as suas pesquisas e conhecimentos.
Atualmente a única ilha do país que é “virgem” em termos ambientais é a ilha de Santa Luzia. Por ser desabitada, a ilha alberga muitas vezes muitas espécies marinhas, muitas vezes raras ou em extinção e possui praias de mar “intactas” da poluição ambiental.
As cores do mar da ilha de Santa Luzia são simplesmente um deslumbre! Para quem quiser conhecer essa ilha desabitada, pode tentar se aventurar que provavelmente conseguirá chegar ali.
Pesca
20% das espécies de peixes são endémicas de Cabo Verde, o que significa que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar do mundo.
Por isso, se você vier a Cabo Verde comerá bastante peixe, de variedade diversas e pratos diversificados se assim quiser.
Das 9 ilhas habitadas, come-se peixe quase todos os dias. Tanto é que existe o famoso festival “Kavala Fresk” um festival anual que celebra o peixe mais popular de Cabo Verde, a cavala.
O festival que acontece todos os anos na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, é voltado para a valorização da riqueza do mar.
Produção de atuns enlatado
Em Cabo Verde existem algumas fábricas de produção de peixes, por exemplo “o Frescomar”, uma empresa antiga, conhecida por produzir o atum.
Esses atuns, são uma delícia. Quem o provou uma vez, certamente não deixa de o provar mais vezes.
Em quase todos os lugares por onde você estiver, poderá encontrar esses atuns à venda. De referir que esses produtos são feitos inteiramente com os peixes das ilhas.
E a qualidade e o sabor do produto, são muito bons a ponto de serem exportados para alguns países. Só a título de curiosidade, os peixes de Cabo Verde, tem um sabor muito bom, e o preço é ainda melhor, bastante acessível a todos.
Por essa razão Cabo Verde é bastante caracterizado pela pesca. Muitos homens e mulheres vivem desses trabalhos. Então, é super normal se deparar com uma vendedora ou vendedor de peixe vendendo esse … pelas ruas da cidade ou de casa em casa nas áreas rurais.
Cabo Verde, apesar de ter recursos naturais terrestres limitados, possui um enorme potencial em termos de economia azul, impulsionada pela vastidão do seu mar territorial. O Governo tem feito um investimento estratégico nesse setor, reconhecendo-o como crucial para o desenvolvimento sustentável do país.