Fuja do comum e embarque em uma aventura rural no município de São Domingos
Situado a 17 quilómetros da cidade da Praia, o município de São Domingos fica localizado na região central-sul da ilha de Santiago. Muito conhecida pelos seus pequenos recantos naturais, este concelho rural destaca-se pela sua gente simpática, de hospitalidade genuína e bastante fiel a religião católica.
O município de São Domingos, também conhecia cidade, lhe oferece boas opção para fugir da agitação da cidade e assim apreciar a paz e a autencidade dos sítios rurais. Por isso, este concelho lhe oferece diferentes opções para explorar e descobrir, a depender da zona que lhe apetecer conhecer. Assim sendo, lhe apresentamos algumas opções de lugares que vale a pena conhecer.
Gruta de Ribeirão de Cal
Muito indicada para exploração, esta gruta, situada nos arredores de São Domingos, oferece aos visitantes uma experiência única e inesquecível – exatamente pelo facto de fazer parte das 7 maravilhas naturais do concelho.
A título de curiosidade, esta gruta tem na sua composição calcários com formações espetaculares de estalactites e estalagmites, esculpidas pela água ao longo de milhares de anos, e possui dois acessos: um por baixo, a partir de “Mato Dento”, onde é necessário escalar as paredes rochosas, e outro por cima, que exige agilidade para descer dentro da gruta.
Rui Vaz
Esta zona localizada nas montanhas altas do concelho de São Domingos, é uma localidade ideal para os amantes da natureza, e é muito conhecida por suas belas montanhas, vales e paisagens verdejantes, que é rico em vegetações. Além do clima fresco, o povo também é muito acolhedor.
Na localidade de Rui Vaz, também se encontra o ponto mais alto da ilha de Santiago, denominado de Monte Tchota. O pico tem um ponto de comunicação que serve como antena de praticamente de todas as rádios e televisões do país. Com 642 metros de altitude, Monte Tchota, oferece uma vista panorâmica de 360 graus da ilha.
De igual modo, pode-se fazer em nesta zona, trilhas pelos montes, excursão e ainda caminhada. Para além de permitir a realização de algumas maratonas de corrida, justamente pelo facto da localidade apresentar diversos percursos desafiadores, com subidas e descidas favoráveis para os amantes do desporto.
Além disso, as áreas de lazer renovadas e o miradouro de Rui Vaz oferecem o lugar perfeito para relaxar e desfrutar de um piquenique em família ou simplesmente absorver a tranquilidade do ambiente.
Para quem quiser ficar nesta localidade por mais do que um dia, existe a famosa pensão Quinta da Montanha, um espaço que oferece aos seus hóspedes – a modo rural – uma boa estádia em meio à beleza natural de Rui Vaz.
Para além deste espaço, importa dizer ainda pode-se encontrar, um pouco por todo o concelho de São Domingos algumas pensões e lugares de paragens, quase sempre num bom preço. Para além de se alojar também num dos maiores resorts do concelho e quiçá da ilha de Santiago, denominado Sambala, situado no vale da Custa.
Praias de mar
Primeiramente temos a praia de mangue, um lugar um tanto quanto discreto e que fica um pouco longe da vista das pessoas e rodeadas pelas plantações de banana. Esta praia de mar, localizada na localidade de Milho Branco, é conhecida por sua areia fina preta, mar calmo e ambiente sossegado.
Em segundo lugar, temos a praia de mar de Praia Baixo, uma zona marítima piscatória, muito visita pelos turistas e nacionais, e oferece um clima tranquilo e acolhedor.
De Praia Baixo, e a poucos quilómetros desta zona, fica situada a localidade de Baía, uma também piscatória e que oferece alguns pontos turísticos históricos como a igreja de alcatraz enriquece a cultura geral de qualquer um, além da sua praia de mar bonita, sem muita correnteza, que incrivelmente possibilita a pesca de muitos peixes quase todos os dias.
No próximo artigo, continuaremos a desvendar mais detalhes turístico-cultural deste rico município de São Domingos.